segunda-feira, 8 de março de 2010

O que é a escolha profissional?

OOps.. Desculpem a demora para postar...


Seguindo, então a sequência de posts, agora vamos falar sobre "Escolha da Profissão".

Talvez muitos de vocês já saibam que é importante escolher uma carreira, estudar em boas escolas, e toda aquelas conversas típicas do Ensino Médio. O que talvez as pessoas estão esquecendo de lhe dizer é que: escolher uma profissão é mais do que isso. É formar a sua personalidade de adulto. Descobrir quem você é "de verdade"!!! Enfrentar o mundo sozinho. Sem seus pais pagando a comida que você come, a roupa que você veste, ou a conta de luz que você usa. Coisas do dia-a-dia que dão despesas e talvez você nunca parou pra fazer a conta de quanto custa e quanto se tem que trabalhar pra pagar.

Complexo?! Complicado?! Sim... um pouco. É por isso que vamos dividir essa conversa em partes.

E.. a primeira parte é: O que é a escolha profissional?

Quase sempre, esse assunto confundi a cabeça do jovem. De fato, os conselhos dos seus professores, familiares e amigos é muito importante para você ter uma noção do que escolher. Mas é sempre bom procurar a ajuda de profissionais. Um psicólogo que aplique testes vocacionais e o auxilie nessa escolha. Ou... Vários e diferentes profissionais da área que você escolheu (Tem que ser mais de um pra você ver a coisa por vários ângulos. O que um fala, pode ser muito diferente do que o outro acha).

Por exemplo. Muitos dos seus professores devem ter dito que para ser um bom profissional é preciso estudar muito, nas melhores escolas. De preferencia pública. Certo?! Mas, quantos deles disseram que, ás vezes, estudar na faculdade pública é garantia de bom emprego?! E... que cada profissão tem sua peculiaridade?! (Que isso? Hum... vamos dizer: os seus detalhes... coisas que só acontece naquela determinada profissão).

Como a gente já viu, nem sempre isso de fazer faculdade pra ganhar bastante dinheiro é verdade. O Steve Jobs não fez uma, como vimos no "último post". Mas... ele criou e desenvolveu uma marca, uma empresa, uma filosofia de vida. E... é rico e famoso. E... o melhor de tudo! Ama o que faz!!! E, por isso continua fazendo!!! Mesmo tendo câncer disso e daquilo. Se você não conhece a vida dele, dá uma olhadinha... Pesquisa no Google... É incrível!

Então.... Como eu disse.. cada profissão tem sua "coisinha" particular que a torna diferente das outras. E... quem melhor pra dizer o que são essas peculiaridades?! Os caras que trabalham com isso.

A Crâniodica então é:

Escolha uma profissão. (Se não sabe como, começe pegando um guia de profissões... Tem na internet. Em banca de jornais. Na biblioteca da sua escola provavelmente tem um. Dê uma olhadinha...) Procure uma que te agrade. Pesquise... Procure profissionais da área. Procure saber o que eles fazem, onde se formaram, o que é legal e ruim da época da faculdade e agora no serviço que eles fazem. (Cuidado! Tem profissão que faz muita coisa diferente. Você se forma no "geralzão" - aprendendo de tudo um pouco - e depois escolhe que ramo seguir). Se tiver uma faculdade na sua cidade que oferece esse curso que você escolheu, procure saber se pode assistir uma aula, falar com os professores, visitar as Feiras e Semanas do Curso. O que puder ser feito!!! Corra atrás!!! Peça orientação!!!

Aliás... Não fique tirando conclusões sozinho e de forma preciptada. Veja a realidade através daqueles que realmente trabalham com o que você escolheu como profissão!!! E... lembre-se que a época de faculdade pode ser muito diferente da profissão em si.

Por exemplo... um professor vai aprender muita teoria sobre como dar aula... mas na hora que entra na escola pra dar aula, a coisa é bem diferente!!! Ele vai mexer com alunos de verdade!!! Nada parecido com o jeito que ele via na faculdade!!! Ou você acha que eles colocam 30 adolescentes juntos numa sala pros futuros professores aprenderem a ensinar? Que nada!!! Impossível fazer isso, concorda?! Imagina se o futuro médico já treinasse nos pacientes!!! Sem estudar nos cadáveres e nas cobaias primeiro!!! Ia morrer muito mais gente no mundo!!!!

Então... Fica aí a Crâniodica! Para vocês Cranionautas escolherem uma profissão de forma mais consciente. No próximo post vamos falar mais um pouco sobre o assunto. Vamos ver algumas "coisinhas" a respeito de "Que profissão escolher?"

Por enquanto é isso, pessoal.
Um abraço.

Um Crânio sempre se atualiza!
Crânio.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário